Literatura Infantil


 APRENDIZAGENS E ENCANTOS PARA CRIANÇAS





Para haver Literatura Infantil é necessário que haja Criança e Escola. Sem Escola não há livros ao alcance de todas as classes. Para que haja Literatura Infantil, acrescenta-se mais uma: o apelo da criança. Enfatizando que a arte de escrever para a criança é muito complexa e difícil, pois as crianças são muito exigentes. “A imaginação, a extratemporalidade, as metamorfoses, o maravilhoso, a intenção recreativa por excelência e, sobretudo, a dramaticidade são caracteres literários que mais agradam às crianças” (CARVALHO, 1982, p. 127).

A definição de “Literatura” e de “Literatura Infantil” propriamente dita, conforme o posicionamento de alguns autores mais conceituados nessa área.

 Afirma  Cecília Meireles  em seu livro Problemas da Literatura Infantil:
Sempre que uma atividade intelectual se manifesta por intermédio da palavra, cai, desde logo, no domínio da Literatura. A Literatura, porém, não abrange, apenas, o que se encontra escrito, se bem que essa pareça a maneira mais fácil de reconhecê-la, talvez pela associação que se estabelece entre ‘literatura’ e ‘letras’ (MEIRELES, 1984, p. 19).
Percebemos pelas palavras de Meireles que a Literatura é uma atividade intelectual ampla, vai além de tudo o que está escrito, pois precisa contar com a imaginação de quem lê, e é necessária a interpretação das palavras, e as crianças estimuladas para isso fazem muito bem.
[...] evidentemente, tudo é uma Literatura só. A dificuldade está em delimitar o que se considera como especialmente do âmbito infantil. São as crianças, na verdade, que o delimitam, com a sua preferência. Costuma-se classificar como Literatura Infantil o que para elas se escreve. Seria mais acertado, talvez, assim classificar o que elas leem com utilidade e prazer (MEIRELES, 1984, p. 20).
A autora ainda enuncia que “um livro de Literatura Infantil é, antes de mais nada, uma obra literária” (MEIRELES, 1984, p. 123), o que nos remete à importância dada ao livro escrito voltado para as crianças, algo que, como veremos adiante, a escritora Tatiana Belinky consegue fazer com maestria.

Bárbara Vasconcelos de Carvalho, no livro A literatura infantil: visão histórica e crítica, assim complementa essa definição:
Literatura é a arte de ouvir e de dizer, logo, nasce com o homem. [...] o homem aprendeu a falar – dizer – antes de ler e escrever, como, ontogeneticamente, acontece à criança, portadora de sua bagagem linguística, antes de alfabetizar-se (CARVALHO, 1982, p. 47).


  Nelly Novaes Coelho (2000) em seu livro Literatura Infantil – teoria, análise e didática  diz  que “Literatura é uma linguagem específica que, como toda linguagem, expressa uma determinada experiência humana, e dificilmente poderá ser definida com exatidão” (COELHO, 2000, p. 27). A mesma autora também assinala que, por ser um fenômeno humano, a criação literária é tão complexa, fascinante e misteriosa tanto quanto a própria existência humana. E sobre a especificidade da Literatura Infantil, escreve ainda Coelho (2000, p.27) que:
A literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, e a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização.

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