Tatiana

Tatiana Belinky toma posse de cadeira da Academia Paulista

de Letras




16.abr.2010 | Atualizada em 7.dez.2010 por Giuliana Bergamo
Aos 91 anos, a escritora de livros infantis Tatiana Belinky costuma dizer que não tem uma carreira, mas “uma trajetória cheia de aventuras”. A mais recente delas começou na última quinta, quando essa russa que veio para o Brasil aos 10 anos tomou posse da cadeira 25 da Academia Paulista de Letras. A vaga pertencia ao pai do prefeito Gilberto Kassab, o médico Pedro Kassab, morto no ano passado. “Estou pronta para trabalhar, como fiz a vida inteira”, afirma Tatiana, animada com a imortalidade, apesar da gripe fora de hora que a deixou rouca e com tosse na última semana. “Nem deu tempo de tomar a vacina.
Foi casada com o educador Júlio Gouveia, morto em 1989 aos 75 anos. Nos anos 50, adaptou com o marido Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, para a TV. Ao longo da carreira, acumulou prêmios: Nestlé, Jabuti e o "Melhor para Criança" da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Em 2010, então com 91 anos, tomou posse da cadeira 25 da Academia Paulista de Letras.
Para o escritor Ilan Brenman, Tatiana é um marco na literatura infantil. "Em vida, já era um clássico e será um clássico para sempre", afirma. Brenman conta que a autora era amiga de Monteiro Lobato, que influenciou muito sua obra. "Assim como ele, fazia uma literatura infantil transgressora, de qualidade extrema, que não subestimava a inteligência da criança", analisa. "Ela elevou a produção infantojuvenil a um patamar muito alto."
Além de escrever obras consagradas no universo infantil, como O Caso do Bolinho, Tatiana também ficou conhecida pela tradução de histórias estrangeiras. Em Os Contos de Grimm, pesquisou e colocou um toque especial na versão brasileira dos contos alemães.
Já Um Caldeirão de Poemas é uma mistura de textos da própria escritora, clássicos de autoria desconhecida e poesias de Lewis Carroll, Walt Whitman, Bertold Brecht e Goethe - tudo adaptado para as crianças. "Ela era uma grande tradutora. Quando conta Irmãos Grimm, por exemplo, faz isso de forma primorosa", diz Brenman.
Algumas fotos dos livros de Tatiana Belinky











































Imagens do Google -Fotos de Livros Tatiana Belinky

Nenhum comentário:

Postar um comentário